Benfica vs Sporting: análise e odds

Na época 2004/05 o SCP de José Peseiro afirmava-se como a melhor equipabenfica sporting portuguesa. Desde o futebol praticado aos golos marcados, à luta no Estádio da Luz na Taça de Portugal (eliminado nos penalties), à campanha europeia, ninguém parecia ter dúvidas sobre quem seria o campeão nessa época. Isto até a visita dos “leões” ao Estádio da Luz. Até ao minuto 83’ tudo corria bem. O empate a 0-0 colocava o SCP a uma vitória (na recepção ao Nacional) para se tornar campeão.  Ao minuto 83, Ricardo sai da baliza a um cruzamento mas Luisão antecipa-se e coloca a bola na baliza leonina. O aclamado “frango” de Ricardo oferecia 3 pontos de vantagem ao Benfica que precisava apenas de um empate no Bessa no pior dos cenários. Logo após a derrota na Luz, o SCP viria a perder a Taça UEFA em casa para o CSKA Moscovo e ainda o último jogo do campeonato (Nacional em casa) que representaria a falha no acesso directo à Champions League da próxima época. Nesta época, o SCP está numa outra posição. Não participa nas competições europeias, foi eliminado de Taça e Taça da Liga e o campeonato passou a ganhar outro significado em época de reconstrução. E sendo certo que após a visita à Luz ficam ainda 12 jornadas por disputar, é também certo que uma nova derrota na casa do rival pode significar um atraso de 5 pontos para o Benfica e a perda do 2º lugar para o FCP. E depois do que o SCP tem feito e jogado, um 3º lugar como conquista da época parece muito pouco. Sobretudo quando esse 3º lugar acarreta o perigo de enfrentar um “tubarão” no Play-off da Champions League.

O Benfica recebe o rival numa aparente renovação de espírito. As imagens de choro e enzodesolação do final da época passada foram trocadas por imagens de confiança. A época quase perfeita ficou para trás e a equipa de Jorge Jesus parece determinada a corrigir o quase. A liderança no campeonato assim o mostra e a recepção ao Sporting pode prová-lo. Jorge Jesus ainda não perdeu com Leonardo Jardim, e só mantendo esse registo é que o “Catedrático” poderá manter a equipa nas nuvens. Um dos maiores problemas das “águias” é a saída de Matic, o pêndulo do meio-campo. Enzo Perez terá que aguentar uma maior pressão seja qual for o seu companheiro no meio-campo. O Benfica é invencível em casa e nos últimos 5 jogos não sofreu 1 único golo, obtendo um registo de 12-0 em golos. No entanto, esse mesmo registo é o melhor da época, pois nos restantes 10 jogos em casa, o Benfica sofreu 10 golos. E por falar em registos, o Benfica leva 16 jogos sem perder e conseguiu nesta época 9 vitórias consecutivas.

O Sporting tem também bons registos nesta época, embora um pouco mais fracos que o rival. Os “leões” vão em 11 jogos sem perder mas não conseguiram ainda superar as 4 vitórias consecutivas. Por outro lado, é como visitante que o SCP tem maiores adriendificuldades. Sobretudo nos grandes jogos, sendo as 2 únicas derrotas da época no Dragão e na Luz. Também fora de portas, têm um mau registo de golos com mais de um golo sofrido por jogo. No total são 20-10 nos jogos fora, números bem diferentes dos 32-6 nos 12 jogos em casa. E diferente será também o meio campo “leonino”, uma vez que a grande figura William Carvalho está castigado. Mais trabalho e responsabilidade para Adrien que terá de gerir ainda melhor o ritmo de jogo da equipa.  O SCP precisa de fazer o que já não faz há 8 anos, vencer na Luz, ou pelo menos conseguir um empate que já não acontece há quase 7 anos.

 

As casas de apostas apontam o Benfica como o grande favorito à vitória no Derby. Um triunfo do Benfica paga 1.70 por cada euro apostado, contra 5.00 do Sporting. Um empate vale 3.60 , na bet365  

 

Um derby intenso, que tem pendido para o lado do Benfica. Nos últimos 10 jogos na Luz, o Benfica venceu 7 e perdeu 1. Ainda assim, não tão desnivelado como aconteceu entre 1965 e 1995, período em que o SCP venceu apenas por 3 vezes (sem vencer entre 1965 e 1986). No total, o SLB venceu por 44 vezes o SCP na Luz e perdeu 14, empatando 21 vezes no total de 79 jogos. Supremacia dos “encarnados” até na totalidade dos encontros (Luz e Alvalade). Fica a expectativa para o confronto 160 entre os grandes rivais de Lisboa.

Partilhar este artigo em

Enviar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receba Bonus Exclusivos no seu E-mail

Receba Bonus Exclusivos no seu E-mail

Subscreva a nossa mailing list (não cedemos dados a terceiros nem enviamos spam)

Obrigado pela sua subscrição! Em breve terá novidades.