Benfica – Porto: análise e favoritos

Uma semana após o falecimento da maior figura da história do Benfica, os “encarnados” recebem um dos adversários preferidos do Rei Eusébio. Preferidos pois Eusébio marcou mais de 20 golos ao FCP, mesmo com os grandes e intensos duelos com Américo, guarda-redes do Porto de então. E esta enorme perda pode ser o incentivo para o Benfica se unir e concentrar à volta do objectivo do título. A última perda resultou nisso mesmo. A morte de Feher em 2005 acabou por receber como tributo o título nacional. Agora com a perda do maior símbolo, o Benfica quer pelo menos evitar os últimos cenários com o FCP.

Em duas das três últimas visitas do FCP ao Estádio da Luz para o campeonato, o Benfica viveu um verdadeiro pesadelo.  Em 2010/11, o FCP ganhou na Luz garantindo nesse mesmo jogo o título nacional. Na época seguinte, os “dragões” venceram novamente ultrapassando o Benfica e garantindo uma vantagem de 3 pontos, isto depois das “águias” terem perdido uma vantagem de 5. Na época passada, não na Luz mas no Dragão, o FCP venceu o SLB com um golo no último minuto. Golo esse que garantia o 1º lugar e que uma jornada mais tarde se transformaria no título. Em homenagem a Eusébio, Jorge Jesus certamente quer afastar definitivamente esse fantasma.

Nos últimos 20 anos o Benfica venceu o FCP 9 vezes no Estádio da Luz. Para o lado dos “azuis e brancos” a vitória aconteceu por 8 vezes. Um cenário de muito equilíbrio nas 26 visitas do Porto à Luz. Equilíbrio que diminui nos últimos 10 anos, pendendo para o lado do FCP. Nas últimas 10 épocas, o FCP venceu por 6 vezes no Estádio da Luz, enquanto o Benfica não passou das 3. Curiosamente, nessas 10 épocas (13 jogos), o FCP só não marcou por 2 vezes. E essas 2 vezes corresponderam precisamente a vitórias benfiquistas. 

Do lado do Benfica, Jorge Jesus planeia repetir a sua época de estreia nos “encarnados”. A única vitória do Benfica de Jesus para o campeonato foi em 2009/10. Foi também o único jogo que a equipa de Jorge Jesus não sofreu 2 ou mais golos do FCP. O Benfica vem de 5 vitórias consecutivas, sendo a última delas uma goleada. É assim o melhor momento dos “encarnados” nesta época, até porque após o desaire na Grécia não voltaram a perder (10 jogos). A equipa recuou às “origens” optando pela equipa da época passada. Apenas Siqueira/Sílvio e Markovic parecem ter ganho um espaço na equipa, embora exista a dúvida se o sérvio a conseguirá manter com o regresso de Salvio.

E essa mudança altera bastante a equipa no ataque. Markovic não sendo um extremo, vai procurando zonas interiores. E Enzo Perez que tão importante é no centro do terreno vê-se obrigado a tentar ocupar essa zona. Para solucionar esse problema, Jorge Jesus tem optado por Fejsa para cobrir o espaço defensivo. Mas por outro lado, o treinador português tem agora dois laterais esquerdos de valor. E também aqui a equipa mudou um pouco. Isto porque Gaitan tem agora bem mais apoio e bem mais segurança para atacar.

Já os portistas continuam não muito convencidos com Paulo Fonseca. Apesar das goleadas a Atlético e Olhanense, a exibição em Alvalade assustou os adeptos do FCP. Se juntarmos a isso a eficácia de apenas 50% nos jogos fora nesta época e os 10 golos sofridos nos mesmos 12 jogos, a preocupação aumenta ainda mais. Para este jogo, Paulo Fonseca poderá contar com o regressado Quaresma. O “mágico”, como era apelidado no Dragão, poderá juntar criatividade à nova descoberta dos portistas: Carlos Eduardo. No seu último jogo na Luz, Quaresma deu ao FCP a vitória com o seu golo. E mesmo que o jogador não consiga trazer mais qualidade ao jogo no imediato, pelo menos já trouxe mais aproximação dos adeptos à equipa.

O dilema do meio-campo parece já resolvido, restando agora poucas dúvidas além da contínua redução da paciência para com Licá. Paulo Fonseca tem uma herança pesada das últimas épocas e como se não chegasse, tem ainda a liderança a ser disputada na Luz, com o SCP à espreita. Resta saber se o regresso de Quaresma ao futebol de alto nível dará a tranquilidade que o treinador portista tanto precisa.

Partilhar este artigo em

Enviar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receba Bonus Exclusivos no seu E-mail

Receba Bonus Exclusivos no seu E-mail

Subscreva a nossa mailing list (não cedemos dados a terceiros nem enviamos spam)

Obrigado pela sua subscrição! Em breve terá novidades.